Boas práticas para administradores de rede
Como reduzir o downtime e manter sua rede tip-top!
O erro humano é o maior causador dos problemas de rede. O downtime pode custar caro, portanto é necessário manter uma série de boas práticas para evitar prejuízos.
1- Implementar Controle de Acesso - role-based access control (RBAC) - para evitar mudança de configuração de modo não autorizado. Crie sets de permissões e configure os grupos de acesso de acordo.
2 - Configure mecanismos para manter os logs de quem, quando e o que foi feito. Em caso de outages compare o antes e o depois. [ https://github.com/ytti/oxidized ]
3- Backups constantes - Mantenha sempre um backup recente para casos extremos.
4 - Crie um set de tarefas para cada equipamento que seja adicionado á rede. Este checklist irá te salvar muito tempo quando necessitar fazer uma alteração em sua estrutura. Dentre as tarefas podemos exemplificar:
- Habilitar o SNMP;
- Configurar os Banners;
- Modificar a senha mestre;
- Criar uma senha para o grupo de manutenção;
- Configurar os endereços com permissão de acesso;
- Ajustar e configurar o NTP;
- Atualizar firmwares;
- Configurar emails;
- Configurar Syslog;
- ...
5- Configure um Sistema de Tickets - Utilize um sistema de Ticket para manter sua rede, sua equipe e sua mente saudáveis.
Com essas boas práticas você poderá manter sua rede saudável e dar início ás demais tarefas de um administrador de redes, mas esse é só o começo!